terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Juazeiro do Norte e o turismo religioso!

Viaje Bem

Na sessão viaje bem deste mês trago um pouco do turismo religioso aqui no Ceará,especificamente em Juazeiro do Norte,na região do Cariri.

Juazeiro do Norte,cidade conhecida por ser a terra do Padre Cícero Romão Batista ou como nós nordestisnos falamos,"meu padim padi Cícero" é uma cidade pacata e ao mesmo tempo movimentada.A cidade se popularizou em decorrência da enorme popularidade do padre com os fies e toda a população e até com os coronéis do sertão,dizem alguns historiadores.Era homem muito influente e respeitado,principalmente após ao "dito" milagre,dito pois ainda está em processo de investigação pelo vaticano,no momento  da comunhão o corpo de Cristo "ostia" teria se transformado em sangue na boca da beata,fato esse que correu pelos sertões,popularizando ainda mais a fama do padre.

Padre Cícero e a Beata

Entretanto,Padre Cícero congrega multidões que dizem ter seus pedidos atendidos e todos os anos em romaria lotam Juazeiro com preces,pedidos e agradecimentos ao padre,sempre deixando algo de material que simbolize a prece atendida e elas são muito criativas.É fácil  encontrar pernas,mãos,barrigas,cabeças de madeiras,fotos,fardas,miniaturas de veículos e até vestidos de noivas que são expostos no museu anexo ao horto,todos simbolizando doenças que foram curadas,casamentos realizados,acidentes onde pessoas se salvaram e afins.

Em destaque um seio por uma cura de câncer de mama.
Vestido de Noiva
Fotos e os agradecimentos


O horto é lugar onde se congrega as multidões.Lá está a estátua de Padre Cícero em um ponto alto da cidade,onde possui o museu de cera que traz um pouco de como era o cotidiano do padre,uma capela e a     exposição da casa dos milagres onde os objetos são depositados pelo romeiros.

Horto - Estátua de Padre Cícero

Acesso a capela

Museu de cera

Juazeiro do Norte é isso,traz Padre Cícero em tudo...o artesanato retrata ele também.Terços,imagens de gesso ou esculpidas na madeira,tudo religioso.

Minha caneta Padre Cícero,rsrs!

Se tens preces a fazer,podes ir lá. O povo é super receptivo e a cidade super bem cuidada e com boa infra-estrutura.

Os pontos turísticos são basicamente igrejas...lembro de uma linda,pequenininha,qual foi construinda por morador que pediu para ser sepultado lá quando morresse,estranho? Isso é a fé pessoal desse povo que luta todo dia...
Capelinha

Um fato interessante sobre juazeiro,ainda está em construção a igreja que Padre Cícero idealizou quando AINDA estava vivo e ela AINDA não está pronta,fica logo após o Horto.

Ainda...em construção

Fotos by Nayara Fontenele,para conhecer o space dela clique aqui.

Bjus abençoados!

3 comentários:

  1. Olá Manú! obrigada pela visita! Meu email é:
    rerid@ig.com.br
    É muito bom encontrar pessoas para falar desse tema!
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Viagem muito especial ne amiga?
    principalmente a visita a capela que eu adorei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito,muito mesmo...dá uma saudade daquele povo lindo!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...